Definições da Agenda
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
O envio de mensagens a clientes é imprescindível para muitos nutricionistas na sua prática clínica, pelo que a Nutripédia.pt disponibiliza o envio automático de notificações por e-mail e/ou SMS.
Para melhor se adaptar às especificidades de cada estabelecimento (e.g. clínica, ginásio), a configuração das notificações é distinta para cada estabelecimento.
Como tal, para configurar as notificações para um determinado estabelecimento, comece por selecionar o “Estabelecimento” no ecrã das Definições da Agenda e clique no interruptor “Ativado” correspondente.
Para o correto funcionamento das notificações, por favor mantenha o "estado" das consultas e os contactos dos clientes (e-mail e/ou telemóvel) sempre atualizados.
Em relação às notificações por SMS, as notificações por e-mail permitem incluir mais informações como contactos, morada do estabelecimento e links (e.g. questionário pré-consulta), assim como a possibilidade de adicionar a marcação ao calendário do cliente (e.g. Apple, Google, Outlook).
Os e-mails enviados pela Nutripédia.pt utilizam a cor associada ao estabelecimento e permitem personalizar o conteúdo da mensagem. O remetente dos e-mails é o nome do nutricionista como configurado no Perfil e o assunto é automaticamente definido pelo sistema (e.g. “A sua marcação foi confirmada!”).
Caso o estabelecimento não tenha uma cor associada, é utilizada a cor definida no Perfil
As notificações por e-mail podem ser enviadas nas seguintes situações:
Resumo - enviada quando o cliente submete um pedido na Página de Marcações. Este e-mail é sempre enviado, mesmo quando as notificações por e-mail estão desativadas;
Confirmação - enviada sempre que a consulta transitar de outro estado (e.g. “Pedido de Marcação”) para o estado "Confirmada";
Alteração - enviada no momento que for alterada a data e/ou hora da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada";
Cancelamento - enviada no momento que a consulta transitar do estado "Confirmada" para o estado "Cancelada";
Lembrete - enviada pelo menos 1 dia (24h) antes do início da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada". A antecedência do lembrete pode ser configurada até um máximo de 7 dias.
Para ativar e configurar cada notificação, basta preencher a mensagem que pretende enviar. A mensagem irá ser incluída entre o título do e-mail e os detalhes da marcação.
Durante o preenchimento das mensagens, pode recorrer às seguintes palavras-chave para incluir campos dinâmicos:
%CUMPRIMENTO% - Bom dia/Boa tarde/Boa noite, consoante a hora do envio da notificação;
%DATA% - Data da marcação;
%DATA_HORA% - Data e hora da marcação;
%HORA% - Hora da marcação;
%TELEFONE% - Número de telefone associado ao estabelecimento. Pode ser configurado na secção "Estabelecimentos" da página "Perfil";
%TELEFONE_NUTRI% - Número de telefone associado ao nutricionista. Pode ser configurado no campo "E-mail de contacto" da secção "Dados" da página "Perfil".
Para ajudar no processo de agendamento e evitar faltas às marcações, a Nutripédia.pt permite incluir nos e-mails botões para o cliente poder, autonomamente, confirmar ou cancelar a sua marcação.
O botão de cancelar está disponível em todos os e-mails, exceto no de cancelamento, enquanto que o botão de confirmar está disponível no e-mail de lembrete.
Para incluir cada botão, basta selecionar a opção correspondente nas Definições da Agenda.
Para notificações mais rápidas ou que necessitam de uma resposta breve como o caso do lembrete de marcação, o envio automático de SMS's pode ser um aliado de sucesso.
O remetente das mensagens é configurável pelo nutricionista para cada estabelecimento e pode ser, por exemplo, o nome do estabelecimento, o nome do nutricionista ou o nome do projeto.
O envio automático apenas está disponível para clientes com número de telemóvel português (+351 9XX XXX XXX).
As notificações por SMS podem ser enviadas nas seguintes situações:
Alteração - enviada no momento que for alterada a data e/ou hora da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada";
Cancelamento - enviada no momento que a consulta transitar do estado "Confirmada" para o estado "Cancelada";
Lembrete - enviada pelo menos 1 dia (24h) antes do início da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada". A antecedência do lembrete pode ser configurada até um máximo de 7 dias;
Para ativar e configurar cada notificação, basta preencher a mensagem que pretende enviar.
Durante o preenchimento das mensagens, tal como nas notificações por e-mail, pode recorrer às seguintes palavras-chave para incluir campos dinâmicos:
%CUMPRIMENTO% - Bom dia/Boa tarde/Boa noite, consoante a hora do envio da notificação;
%DATA% - Data da marcação;
%DATA_HORA% - Data e hora da marcação;
%HORA% - Hora da marcação;
%TELEFONE% - Número de telefone associado ao estabelecimento. Pode ser configurado na secção "Estabelecimentos" da página "Perfil";
%TELEFONE_NUTRI% - Número de telefone associado ao nutricionista. Pode ser configurado no campo "E-mail de contacto" da secção "Dados" da página "Perfil".
Como as mensagens por SMS são enviadas de um número anónimo, os seus clientes irão ver um aviso do estilo "Não é possível responder a este código curto". Assim, caso pretenda que os clientes respondam às notificações, recomendamos que inclua o seu contacto nas mensagens.