Criar alimentos personalizados

Na construção de planos alimentares para os seus clientes pode optar por usar as bases de dados disponíveis na Nutripédia.pt ou utilizar os seus alimentos personalizados ("meus alimentos"). Para criar os seus alimentos personalizados, aceda ao menu "alimentos" e em seguida clique em "novo alimento". Posteriormente escolha que tipo de alimento pretende criar:

  • Alimento específico: Alimento único comercial ou proveniente de uma base de dados

  • Grupo de alimentos: Conjunto de alimentos agrupados pela sua equivalência em um nutriente (e.g. proteína) ou pelo seu valor médio energético

Em ambos os tipos de alimentos preencha as seguintes informações: nome, quantidade indicada no rótulo do alimento (e.g. 100g, 100 ml) e a informação nutricional. A Nutripédia.pt suporta também escrever "observações" (e.g. data da consulta do rótulo).

No caso do "alimento específico" pode personalizar o mesmo com medidas caseiras, clique em "criar nova medida caseira" e registe as informações: nome, número de unidades, variante, quantidade e quantidade edível, se aplicável.

No caso do "grupo de alimentos", comece por escrever o nome do grupo de alimentos (e.g. fruta) e adicionar os respectivos alimentos (e.g. maçã, papaia). Posteriormente selecione o tipo de equivalência que deseja fazer (e.g. proteína, hidratos de carbono, lípidos). Em alternativa selecione "nenhuma equivalência" para fazer a média do valor energético do grupo de alimentos por 100 gramas.

Pode alterar o nutriente de equivalência ao clicar sobre o cadeado visível nas colunas da tabela.

A equivalência por nutriente é feita com base no primeiro alimento adicionado à tabela.

Arraste para mudar a ordem dos alimentos equivalentes

Last updated