Notificações automáticas

O envio de mensagens a clientes é imprescindível para muitos nutricionistas na sua prática clínica, pelo que a Nutripédia.pt disponibiliza o envio automático de notificações por e-mail e/ou SMS.

Para melhor se adaptar às especificidades de cada estabelecimento (e.g. clínica, ginásio), a configuração das notificações é distinta para cada estabelecimento.

Como tal, para configurar as notificações para um determinado estabelecimento, comece por selecionar o “Estabelecimento” no ecrã das Definições da Agenda e clique no interruptor “Ativado” correspondente.

Para o correto funcionamento das notificações, por favor mantenha o "estado" das consultas e os contactos dos clientes (e-mail e/ou telemóvel) sempre atualizados.

Notificações por E-mail

Em relação às notificações por SMS, as notificações por e-mail permitem incluir mais informações como contactos, morada do estabelecimento e links (e.g. questionário pré-consulta), assim como a possibilidade de adicionar a marcação ao calendário do cliente (e.g. Apple, Google, Outlook).

Os e-mails enviados pela Nutripédia.pt utilizam a cor associada ao estabelecimento e permitem personalizar o conteúdo da mensagem. O remetente dos e-mails é o nome do nutricionista como configurado no Perfil e o assunto é automaticamente definido pelo sistema (e.g. “A sua marcação foi confirmada!”).

Caso o estabelecimento não tenha uma cor associada, é utilizada a cor definida no Perfil

Exemplo do e-mail de resumo da marcação

Tipo de notificações

As notificações por e-mail podem ser enviadas nas seguintes situações:

  • Resumo - enviada quando o cliente submete um pedido na Página de Marcações. Este e-mail é sempre enviado, mesmo quando as notificações por e-mail estão desativadas;

  • Confirmação - enviada sempre que a consulta transitar de outro estado (e.g. “Pedido de Marcação”) para o estado "Confirmada";

  • Alteração - enviada no momento que for alterada a data e/ou hora da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada";

  • Cancelamento - enviada no momento que a consulta transitar do estado "Confirmada" para o estado "Cancelada";

  • Lembrete - enviada pelo menos 1 dia (24h) antes do início da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada". A antecedência do lembrete pode ser configurada até um máximo de 7 dias.

Configuração

Para ativar e configurar cada notificação, basta preencher a mensagem que pretende enviar. A mensagem irá ser incluída entre o título do e-mail e os detalhes da marcação.

Durante o preenchimento das mensagens, pode recorrer às seguintes palavras-chave para incluir campos dinâmicos:

  • %CUMPRIMENTO% - Bom dia/Boa tarde/Boa noite, consoante a hora do envio da notificação;

  • %DATA% - Data da marcação;

  • %DATA_HORA% - Data e hora da marcação;

  • %HORA% - Hora da marcação;

  • %TELEFONE% - Número de telefone associado ao estabelecimento. Pode ser configurado na secção "Estabelecimentos" da página "Perfil";

  • %TELEFONE_NUTRI% - Número de telefone associado ao nutricionista. Pode ser configurado no campo "E-mail de contacto" da secção "Dados" da página "Perfil".

Confirmação de presença / Cancelamento da marcação

Para ajudar no processo de agendamento e evitar faltas às marcações, a Nutripédia.pt permite incluir nos e-mails botões para o cliente poder, autonomamente, confirmar ou cancelar a sua marcação.

O botão de cancelar está disponível em todos os e-mails, exceto no de cancelamento, enquanto que o botão de confirmar está disponível no e-mail de lembrete.

Para incluir cada botão, basta selecionar a opção correspondente nas Definições da Agenda.

Notificações por SMS

Para notificações mais rápidas ou que necessitam de uma resposta breve como o caso do lembrete de marcação, o envio automático de SMS's pode ser um aliado de sucesso.

O remetente das mensagens é configurável pelo nutricionista para cada estabelecimento e pode ser, por exemplo, o nome do estabelecimento, o nome do nutricionista ou o nome do projeto.

Tipo de notificações

As notificações por SMS podem ser enviadas nas seguintes situações:

  • Alteração - enviada no momento que for alterada a data e/ou hora da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada";

  • Cancelamento - enviada no momento que a consulta transitar do estado "Confirmada" para o estado "Cancelada";

  • Lembrete - enviada pelo menos 1 dia (24h) antes do início da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada". A antecedência do lembrete pode ser configurada até um máximo de 7 dias;

Configuração

Para ativar e configurar cada notificação, basta preencher a mensagem que pretende enviar.

Durante o preenchimento das mensagens, tal como nas notificações por e-mail, pode recorrer às seguintes palavras-chave para incluir campos dinâmicos:

  • %CUMPRIMENTO% - Bom dia/Boa tarde/Boa noite, consoante a hora do envio da notificação;

  • %DATA% - Data da marcação;

  • %DATA_HORA% - Data e hora da marcação;

  • %HORA% - Hora da marcação;

  • %TELEFONE% - Número de telefone associado ao estabelecimento. Pode ser configurado na secção "Estabelecimentos" da página "Perfil";

  • %TELEFONE_NUTRI% - Número de telefone associado ao nutricionista. Pode ser configurado no campo "E-mail de contacto" da secção "Dados" da página "Perfil".

Como as mensagens por SMS são enviadas de um número anónimo, os seus clientes irão ver um aviso do estilo "Não é possível responder a este código curto". Assim, caso pretenda que os clientes respondam às notificações, recomendamos que inclua o seu contacto nas mensagens.

Last updated

Was this helpful?