Centro de Ajuda (BETA)
FuncionalidadesPlanos e PreçosProdutosSobre nós
  • Introdução
  • Agenda
    • Introdução à Agenda
    • Registar uma nova marcação
    • Horário de trabalho
    • Notificações automáticas
    • Estatística
  • Alimentos
    • Criar alimentos personalizados
    • Consultar bases de dados
  • Clientes
    • Introdução
    • História
    • Antropometria
    • Planos Alimentares
    • Necessidades Energéticas
    • Distribuição de Macronutrientes
    • Plano Alimentar (TCA)
    • Recomendações
    • Impressão do Plano Alimentar
  • Modelos
    • Criar modelos
    • Consultar modelos
  • Produtos
    • Base de dados
    • Pesquisar um produto
    • Interpretar os rótulos
      • Descodificador de Rótulos
      • Nutri-Score
  • Receitas
    • Introdução às Receitas
  • Integrações
    • Integrar com o Google Calendar e Microsoft Outlook
    • Integrar com o Zoom
  • Perfil
    • Introdução ao Perfil
  • Subscrição
    • Introdução à subscrição
  • Outros Recursos
    • Contactos
    • Resolução de Problemas
      • Como limpar a cache do seu navegador?
  • Experimente grátis
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
Powered by GitBook
On this page
  • Notificações por E-mail
  • Tipo de notificações
  • Configuração
  • Confirmação de presença / Cancelamento da marcação
  • Notificações por SMS
  • Tipo de notificações
  • Configuração

Was this helpful?

  1. Agenda

Notificações automáticas

PreviousHorário de trabalhoNextEstatística

Last updated 3 months ago

Was this helpful?

O envio de mensagens a clientes é imprescindível para muitos nutricionistas na sua prática clínica, pelo que a Nutripédia.pt disponibiliza o envio automático de notificações por e-mail e/ou SMS.

Para melhor se adaptar às especificidades de cada estabelecimento (e.g. clínica, ginásio), a configuração das notificações é distinta para cada estabelecimento.

Como tal, para configurar as notificações para um determinado estabelecimento, comece por selecionar o “Estabelecimento” no ecrã das Definições da Agenda e clique no interruptor “Ativado” correspondente.

Para o correto funcionamento das notificações, por favor mantenha o "estado" das consultas e os contactos dos clientes (e-mail e/ou telemóvel) sempre atualizados.

Notificações por E-mail

Em relação às notificações por SMS, as notificações por e-mail permitem incluir mais informações como contactos, morada do estabelecimento e links (e.g. questionário pré-consulta), assim como a possibilidade de adicionar a marcação ao calendário do cliente (e.g. Apple, Google, Outlook).

Os e-mails enviados pela Nutripédia.pt utilizam a cor associada ao estabelecimento e permitem personalizar o conteúdo da mensagem. O remetente dos e-mails é o nome do nutricionista como configurado no Perfil e o assunto é automaticamente definido pelo sistema (e.g. “A sua marcação foi confirmada!”).

Caso o estabelecimento não tenha uma cor associada, é utilizada a cor definida no Perfil

Tipo de notificações

As notificações por e-mail podem ser enviadas nas seguintes situações:

  • Resumo - enviada quando o cliente submete um pedido na Página de Marcações. Este e-mail é sempre enviado, mesmo quando as notificações por e-mail estão desativadas;

  • Confirmação - enviada sempre que a consulta transitar de outro estado (e.g. “Pedido de Marcação”) para o estado "Confirmada";

  • Alteração - enviada no momento que for alterada a data e/ou hora da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada";

  • Cancelamento - enviada no momento que a consulta transitar do estado "Confirmada" para o estado "Cancelada";

  • Lembrete - enviada pelo menos 1 dia (24h) antes do início da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada". A antecedência do lembrete pode ser configurada até um máximo de 7 dias.

Configuração

Para ativar e configurar cada notificação, basta preencher a mensagem que pretende enviar. A mensagem irá ser incluída entre o título do e-mail e os detalhes da marcação.

Durante o preenchimento das mensagens, pode recorrer às seguintes palavras-chave para incluir campos dinâmicos:

  • %CUMPRIMENTO% - Bom dia/Boa tarde/Boa noite, consoante a hora do envio da notificação;

  • %DATA% - Data da marcação;

  • %DATA_HORA% - Data e hora da marcação;

  • %HORA% - Hora da marcação;

  • %TELEFONE% - Número de telefone associado ao estabelecimento. Pode ser configurado na secção "Estabelecimentos" da página "Perfil";

  • %TELEFONE_NUTRI% - Número de telefone associado ao nutricionista. Pode ser configurado no campo "E-mail de contacto" da secção "Dados" da página "Perfil".

Confirmação de presença / Cancelamento da marcação

Para ajudar no processo de agendamento e evitar faltas às marcações, a Nutripédia.pt permite incluir nos e-mails botões para o cliente poder, autonomamente, confirmar ou cancelar a sua marcação.

O botão de cancelar está disponível em todos os e-mails, exceto no de cancelamento, enquanto que o botão de confirmar está disponível no e-mail de lembrete.

Para incluir cada botão, basta selecionar a opção correspondente nas Definições da Agenda.

Notificações por SMS

Para notificações mais rápidas ou que necessitam de uma resposta breve como o caso do lembrete de marcação, o envio automático de SMS's pode ser um aliado de sucesso.

O remetente das mensagens é configurável pelo nutricionista para cada estabelecimento e pode ser, por exemplo, o nome do estabelecimento, o nome do nutricionista ou o nome do projeto.

O envio automático apenas está disponível para clientes com número de telemóvel português (+351 9XX XXX XXX).

Tipo de notificações

As notificações por SMS podem ser enviadas nas seguintes situações:

  • Alteração - enviada no momento que for alterada a data e/ou hora da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada";

  • Cancelamento - enviada no momento que a consulta transitar do estado "Confirmada" para o estado "Cancelada";

  • Lembrete - enviada pelo menos 1 dia (24h) antes do início da consulta, desde que se encontre no estado "Confirmada". A antecedência do lembrete pode ser configurada até um máximo de 7 dias;

Configuração

Para ativar e configurar cada notificação, basta preencher a mensagem que pretende enviar.

Durante o preenchimento das mensagens, tal como nas notificações por e-mail, pode recorrer às seguintes palavras-chave para incluir campos dinâmicos:

  • %CUMPRIMENTO% - Bom dia/Boa tarde/Boa noite, consoante a hora do envio da notificação;

  • %DATA% - Data da marcação;

  • %DATA_HORA% - Data e hora da marcação;

  • %HORA% - Hora da marcação;

  • %TELEFONE% - Número de telefone associado ao estabelecimento. Pode ser configurado na secção "Estabelecimentos" da página "Perfil";

  • %TELEFONE_NUTRI% - Número de telefone associado ao nutricionista. Pode ser configurado no campo "E-mail de contacto" da secção "Dados" da página "Perfil".

Como as mensagens por SMS são enviadas de um número anónimo, os seus clientes irão ver um aviso do estilo "Não é possível responder a este código curto". Assim, caso pretenda que os clientes respondam às notificações, recomendamos que inclua o seu contacto nas mensagens.

Exemplo do e-mail de resumo da marcação